terça-feira, 27 de março de 2012

PROVA DE SOCIOLOGIA - 1º BIMESTRE. 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2012 E.E.PROFª BEATRIZ LOPES

1.    Quais os problemas existentes no “Olhar de Senso Comum”?

R: O problema existente em olhar a realidade com o Senso Comum seria a fragilidade de suas comprovações. Sem base científica aquilo que é verdade em um determinado lugar pode não ser em outro um pouco mais distante. O Senso Comum produz vários tipos de “olhares”, entre eles são:
a) imediatista: é simplista, ou seja, muitas vezes não é fruto de uma reflexão profunda e cuidadosa. Não tem preocupação em definir realmente as coisas.
b) superficial: se conforma com a aparência das coisas, como se pudesse comprovar somente por estar junto das coisas;
c) acrítico: não questiona o que é dito e simplesmente aceita;
d) cheio de sentimentos: marcado por emoções que normalmente tiram das pessoas sua objetividade;
e) cheio de preconceitos: conceitua antecipadamente as coisas, ou seja, a atitude de achar que já sabe sem entender profundamente uma coisa.
2.    Como o objeto da sociologia se constitui historicamente?

R: O objeto da sociologia se constitui historicamente como o conjunto de relações que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade, ou seja, relações de cooperação, conflito etc.

3.    O que são status e papel social?

R: A ideia de status social está ligada às diferentes funções que um sujeito pode ocupar no interior da sociedade em que vive.
O status social pode ser classificado em status atribuído e status adquirido. Quando o indivíduo já nasce com certos conceitos e supostas qualidades pré-estabelecidas, esse status é denominado atribuído, como por exemplo, sexo, raça. O status adquirido é aquele que o indivíduo obtém por meio de seus esforços e habilidades pessoais. O status adquirido é o mais comum, sendo que os indivíduos buscam sempre conquistar um grau mais elevado, como por exemplo, “especialista” ou “criminoso”
Nesse momento o conceito de papel social aparece justamente para explicar quais seriam os direitos e deveres que uma pessoa tem ao ocupar um determinado status social. Dessa forma, vemos que o papel social envolve todo o tipo de ação que a própria sociedade espera no momento em que um de seus integrantes ocupa certo status. Exemplificando de forma simples, podemos dizer que o médico deve salvar vidas, a mãe cuidar de seus filhos e o professor repassar conhecimento para os alunos.


4.    O que são processos sociais? Explique as causas do isolamento, do contato social e da interação social.

R: Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais.
Interação: A interação social é a ação social de dois ou mais indivíduos em contato. Distingue-se da mera interestimulação em virtude de envolver significados e expectativas em relação às ações de outras pessoas. Podemos dizer que a interação social é a relação de ações sociais.
Contato Social: Os contatos sociais são os primeiros passos para qualquer associação humana, pois a convivência humana pressupõe uma variedade de formas de contato. É à base da vida social.
Isolamento: A falta de interação social, também reconhecida como isolamento social retira do homem a possibilidade de se construir uma consciência coletiva e convivência coletiva. O isolamento social pode ser causado por bloqueios emocionais, psicológicos e sociais. Geralmente, há casos de interesse que geradores desse quadro, como pessoas politicamente ou economicamente ‘poderosas’ que se isolam para proteger a sua reputação, vantagem, autoridade sobre os demais, segurança e sentimento de superioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário