domingo, 25 de março de 2012

PROVA 1 BIMESTRE 2012 - 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2012


1.            Analise a tabela e responda as questões: TABELA ESTÁ NO CADERNO DO ALUNO DE SOCIOLOGIA -  Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade

a.            Em relação à taxa de analfabetismo, qual é a região que apresenta, em termos médios, as taxas mais altas? E qual apresenta as taxas mais baixas?

           R: Em relação à taxa de analfabetismo, a região que apresenta em termos médios as taxas mais altas é a região nordeste com 26,6, sendo que, a taxa de homens analfabetos é de 28,7 e de mulheres é de 24,6. A região que apresenta as taxas mais baixas são as regiões sul e sudeste com 7,8, sendo que, na região sul a taxa de homens analfabetos é de 7,1 e de mulheres é de 8,4 e a região sudeste a taxa de homens é de 6,8 e de mulheres 8,7.

b.           O que pode dizer a respeito da taxa de analfabetismo segundo o sexo das pessoas?

R: Segundo o sexo das pessoas analfabetas, tendo em vista os dados fornecidos pela tabela, podemos dizer que ambos os sexos tem, os mesmos índices, segundo a situação brasileira, ou seja, 13,3.

2.            Analise a tabela e responda as questões: TABELA ESTÁ NO CADERNO DO ALUNO DE SOCIOLOGIA - Domicílios por condição de saneamento e luz elétrica (%) - 1999

a)           No Brasil, o acesso a saneamento e energia elétrica não é o mesmo para todos. Responda a partir dos itens utilizados para avaliar o acesso a saneamento e energia elétrica (água canalizada e rede geral de distribuição, esgoto e fossa séptica, lixo coletado e energia elétrica) qual(is) está(ao), em termos médios, em melhor situação? E qual está em pior?

R: A região que está em melhor situação em saneamento e energia elétrica é a sudeste, e a região com a pior taxa de saneamento e energia elétrica é a região norte.

b)           A situação brasileira no acesso a saneamento básico é a mesma para todas as regiões?

R: Não.

3.            Quem foi Georg Simmel? Explique como ele analisou a figura do estrangeiro?

R: Georg Simmel naceu na Alemanha, era filósofo e deixou inúmeras contribuições para a filosofia e sociologia. Seus pais eram de origem judaica, mas e converteram ao protestantismo, religião na qual foi batizado. O fato de vir de uma família com origem judaica, mesmo convertida, era motivo de preconceito. Simmel se sentia como estrangeiro, mesmo estando dentro de seu país de origem, para ele o estrangeiro é aquele que chega e não vai embora. Logo, não é um mero viajante. É a figura que vai de um lugar para outro, para ali residir.

4.            O que são processos sociais? Explique as causas do isolamento, do contato social e da interação social.
R: Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais.
Interação: A interação social é a ação social de dois ou mais indivíduos em contato. Distingue-se da mera interestimulação em virtude de envolver significados e expectativas em relação às ações de outras pessoas. Podemos dizer que a interação social é a relação de ações sociais.
Contato Social: Os contatos sociais são os primeiros passos para qualquer associação humana, pois a convivência humana pressupõe uma variedade de formas de contato. É à base da vida social.
Isolamento: A falta de interação social, também reconhecida como isolamento social retira do homem a possibilidade de se construir uma consciência coletiva e convivência coletiva. O isolamento social pode ser causado por bloqueios emocionais, psicológicos e sociais. Geralmente, há casos de interesse que geradores desse quadro, como pessoas politicamente ou economicamente ‘poderosas’ que se isolam para proteger a sua reputação, vantagem, autoridade sobre os demais, segurança e sentimento de superioridade.

5.            O que é diversidade? Discorra sobre as diversidades da região sudeste, região sul, região nordeste.
R: A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
Região Sudeste: Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.
Região Sul: O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.
Região Nordeste: Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário