quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prova de filosofia, 2º bimestre 2012 E.E. Professora Beatriz Lopes - 2012

O que é lógica e como ela se divide?
R; A lógica é a ciência que tem por objeto determinar, por entre todas as operações intelectuais que tendem para o conhecimento do verdadeiro, as que são válidas, e as que não são. Ou, simplesmente, ciência da forma (ou estrutura) do pensamento. Assim, a lógica preocupa-se com o aspecto formal de um raciocínio ou argumento (não com o seu conteúdo) formulando regras do pensamento correto.
A lógica devido a uma questão histórica e dialética, costuma ser dividida em lógica clássica (ou tradicional, de origem aristotélica) e lógica moderna (ou simbólica ou matemática, desenvolvida a partir do século XIX). No entanto, a lógica clássica está contida na lógica moderna.
O que são proposição categórica e qual a diferença entre indução e dedução?
R: proposição categoria é a proposição que afirma ou nega a relação entre dois termos, sem colocar dúvida ou condição. É formada por sujeito, verbo de ligação e predicado, na forma S é P. Indução é quando se parte do particular para se chegar no universal e dedução e quando se parte do universal para se chegar no particular.
Segundo Platão, existe um Deus criador como no cristianismo? E o que é o Demiurgo e qual a sua função segundo Platão?
R; Segundo Platão não existe um deus criador, como no cristianismo e sim um Demiurgo, que é um “Daimon” que plasma as ideias, ou seja, tudo que vemos no mundo sensível é copias das ideias plasmadas pelo Demiurgo.
É possível conciliar fé e razão? Como foi construída a doutrina cristã na Idade Média?
R;Na Idade Média surgiram pensadores cristãos que defenderam o conhecimento da filosofia grega, percebendo a possibilidade de utilizá-la como instrumento a serviço do cristianismo. Conciliaram com a fé cristã, o estudo da filosofia grega permitiria á Igreja enfrentar os descrentes e derrotar os hereges com as armas racionais da argumentação lógica. O objetivo era convencer os descrentes, tanto quanto possível, pela ração, para depois fazê-los aceitar a imensidão dos mistérios divinos, somente acessível pela fé. Aparece na Idade Médias inúmeros pensadores tentando fazer essa conciliação, que são: Os padres apostólicos; os padres apologistas; os padres da Igreja ou patrística; e os escolásticos.
A doutrina cristã foi sendo construída originalmente com uma corrente heterodoxa do judaísmo e, como tal, manteve o que os cristãos chamam de Velho Testamento como parte de seu livro sagrado (a Bíblia), mas incorporou a ele o Novo Testamento, redigido pelos apóstolos e primeiros cristãos durante o século I d.C.
O desenvolvimento inicial do cristianismo ocorreu juntamente com a edificação da Igreja Católica, instituição que foi a única representante do cristianismo por muitos séculos, até o iniciou da Idade Moderna.
Boa parte da doutrina cristã integra o pensamento grego e quem teve a tarefa de construir essa doutrina foram os Padres da Igreja e outros lideres cristãos, com o propósito de explicar e justificar diversos aspectos de sua fé.  Nos primeiros séculos de nossa era, as obras de Platão e de Aristóteles haviam desaparecido.
 Assim, as principais concepções gregas absorvidas pelo cristianismo, nesse período, vieram e escolas filosofias helenísticas e greco-romanas, com destaque para o estoicismo e o neoplatonismo.
Para Aristóteles, existe um motor imóvel que não é causado por nenhuma causa, mas que é a causa de todas as outras causas, sendo causa de si próprio. Segundo esse pensamento é incorreto afirma que: