terça-feira, 27 de março de 2012

PROVA DE FILOSOFIA - 1ºBIMERSTRE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2012 E.E. PROFª BEATRIZ LOPES

1.            Quais as condições históricas, políticas e sociais que permitiram o surgimento da filosofia?
R: Podemos apontar como principais condições históricas, políticas e sociais para o  surgimento da filosofia na Grécia:
As viagens marítimas – que permitiram aos gregos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, titãs e heróis eram, na verdade, habitados por outros seres humanos; e que as regiões dos mares que os mitos diziam habitadas por monstros e seres fabulosos não possuíam nem monstros nem seres fabulosos. As viagens produziram o desencantamento ou a desmistificação do mundo, que passou, assim, a exigir uma explicação sobre sua origem, explicação que o mito já não podia oferecer;
A invenção do calendário – que é uma forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando, com isso, uma capacidade de abstração nova, ou uma percepção do tempo como algo natural e não como um poder divino incompreensível;
A invenção da moeda – que permitiu uma forma de troca que não se realiza através das coisas concretas ou dos objetos concretos trocados por semelhança, mas uma troca abstrata, uma troca feita pelo cálculo do valor semelhante das coisas diferentes, revelando, portanto, uma nova capacidade de abstração e de generalização;
O surgimento da vida urbana – com predomínio do comércio e do artesanato, dando desenvolvimento a técnicas de fabricação e de troca, e diminuindo o prestígio das famílias da aristocracia proprietárias de terras, por quem e para quem os mitos foram criados;
A invenção da escrita alfabética – que, como a do calendário e a da moeda, revela o crescimento da capacidade de abstração e de generalização, uma vez que a escrita alfabética ou fonética, diferentemente de outras escritas – como, por exemplo, os hieróglifos dos egípcios ou os ideogramas dos chineses –, supõe que não se represente uma imagem da coisa que está sendo dita, mas a idéia dela, o que dela se pensa e se transcreve;
A invenção da política – que introduz três aspectos novos e decisivos para o nascimento da filosofia:
A idéia da lei como expressão da vontade de uma coletividade humana que decide por si mesma o que é melhor para si e como ela definirá suas relações internas.
O surgimento de um espaço público que faz aparecer um novo tipo de palavra ou de discurso, diferente daquele que era proferido pelo mito.
A política estimula um pensamento e um discurso que não procuram ser formulados por seitas secretas dos iniciados em mistérios sagrados, mas que procuram, ao contrário, serem públicos, ensinados, transmitidos, comunicados e discutidos.
2.            O que caracteriza a filosofia pré-socrática? Cite pelo menos um filósofo pré-socrático e sua filosofia.
R: A filosofia é pré-socrática é caracterizada pela preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo. Queriam entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas. Os filósofos pré-socráticos são divididos em escolas do pensamento: Escola Jônica, Escola Itálica, Escola Eleática, Escola Atomística; de acordo com o local e problemas discutidos por seus pensadores.
A Escola Jônica recebe este nome por se desenvolver na colônia grega Jônia, na Ásia Menor, local onde hoje é a Turquia. Seus principais filósofos foram: Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso. Pensavam sobre o elemento primeiro, chegando a conclusões diferentes. Para Tales, o elemento que forma todas as coisas é a Água. Para Anaximandro, o elemento é o Ápeiron, aquilo que é ilimitado e que possibilita a união e separação dos diferentes corpos. Para Anaxímenes, o elemento é o Ar. De acordo com Heráclito, o elemento que representa a natureza das coisas é o fogo. Apesar das diferenças sobre qual seria o elemento primeiro, os filósofos da Escola Jônica pensavam o mundo como algo em movimento, a água que congela e evapora, o ápeiron que não pode ser determinado e não é estático, o ar nada palpável e o fogo que está sempre em movimento e transformando o que queima.
3.            É possível saber como a nossa inteligência funciona, do mesmo modo que o técnico conhece o funcionamento de um aparelhode rádio ou de televisão?
R: Sim, é possível saber como nossa inteligência funciona e como ela aprende. Para isso existe a reflexão, que consiste em fazer a inteligência olhar para si mesma. Ao olharmos para nós mesmos, conseguimos perceber os componentes de nossa maneira de pensar, pois existem várias peças (ou partes) em nós, assim como na televisão.
O técnico deve aprender como funciona cada uma das peças do rádio ou da televisão para perceber onde serão necessários os ajustes.
Do mesmo modo, ao refletir, podemos aprender o funcionamento de cada “peça” da nossa inteligência, ajustá-la se necessário e, assim, desenvolver nossa inteligência.
4.            Para Kant, o que é conhecimento a priori e conhecimento a posteriori?
R: Para Kant, o conhecimento a priori é o conhecimento adquirido sem a necessidade da experiência e a posteriori é o conhecimento ao qual se chega depois da experiência.

PROVA DE SOCIOLOGIA - 1º BIMESTRE. 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2012 E.E.PROFª BEATRIZ LOPES

1.    Quais os problemas existentes no “Olhar de Senso Comum”?

R: O problema existente em olhar a realidade com o Senso Comum seria a fragilidade de suas comprovações. Sem base científica aquilo que é verdade em um determinado lugar pode não ser em outro um pouco mais distante. O Senso Comum produz vários tipos de “olhares”, entre eles são:
a) imediatista: é simplista, ou seja, muitas vezes não é fruto de uma reflexão profunda e cuidadosa. Não tem preocupação em definir realmente as coisas.
b) superficial: se conforma com a aparência das coisas, como se pudesse comprovar somente por estar junto das coisas;
c) acrítico: não questiona o que é dito e simplesmente aceita;
d) cheio de sentimentos: marcado por emoções que normalmente tiram das pessoas sua objetividade;
e) cheio de preconceitos: conceitua antecipadamente as coisas, ou seja, a atitude de achar que já sabe sem entender profundamente uma coisa.
2.    Como o objeto da sociologia se constitui historicamente?

R: O objeto da sociologia se constitui historicamente como o conjunto de relações que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade, ou seja, relações de cooperação, conflito etc.

3.    O que são status e papel social?

R: A ideia de status social está ligada às diferentes funções que um sujeito pode ocupar no interior da sociedade em que vive.
O status social pode ser classificado em status atribuído e status adquirido. Quando o indivíduo já nasce com certos conceitos e supostas qualidades pré-estabelecidas, esse status é denominado atribuído, como por exemplo, sexo, raça. O status adquirido é aquele que o indivíduo obtém por meio de seus esforços e habilidades pessoais. O status adquirido é o mais comum, sendo que os indivíduos buscam sempre conquistar um grau mais elevado, como por exemplo, “especialista” ou “criminoso”
Nesse momento o conceito de papel social aparece justamente para explicar quais seriam os direitos e deveres que uma pessoa tem ao ocupar um determinado status social. Dessa forma, vemos que o papel social envolve todo o tipo de ação que a própria sociedade espera no momento em que um de seus integrantes ocupa certo status. Exemplificando de forma simples, podemos dizer que o médico deve salvar vidas, a mãe cuidar de seus filhos e o professor repassar conhecimento para os alunos.


4.    O que são processos sociais? Explique as causas do isolamento, do contato social e da interação social.

R: Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais.
Interação: A interação social é a ação social de dois ou mais indivíduos em contato. Distingue-se da mera interestimulação em virtude de envolver significados e expectativas em relação às ações de outras pessoas. Podemos dizer que a interação social é a relação de ações sociais.
Contato Social: Os contatos sociais são os primeiros passos para qualquer associação humana, pois a convivência humana pressupõe uma variedade de formas de contato. É à base da vida social.
Isolamento: A falta de interação social, também reconhecida como isolamento social retira do homem a possibilidade de se construir uma consciência coletiva e convivência coletiva. O isolamento social pode ser causado por bloqueios emocionais, psicológicos e sociais. Geralmente, há casos de interesse que geradores desse quadro, como pessoas politicamente ou economicamente ‘poderosas’ que se isolam para proteger a sua reputação, vantagem, autoridade sobre os demais, segurança e sentimento de superioridade.

domingo, 25 de março de 2012

RECADO PARA OS ALUNOS DO 2º ANO 2012

A PROVA SERÁ REALIZADA NO DIA 02/04/2012

A DATA DE ENTREGA DO TRABALHO PARA O SEGUNDO SERÁ NO DIA 30/03/2012, NÃO ACEITAREI TRABALHOS FORA DO PRAZO.

A NOTA NO CADERNO SERÁ DADA NO DIA 09/04/2012, FAVOR NÃO ESQUEÇAM DE TRAZER OS CADERNOS E AS APOSTILAS.

PROVA 1 BIMESTRE 2012 - 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2012


1.            Analise a tabela e responda as questões: TABELA ESTÁ NO CADERNO DO ALUNO DE SOCIOLOGIA -  Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade

a.            Em relação à taxa de analfabetismo, qual é a região que apresenta, em termos médios, as taxas mais altas? E qual apresenta as taxas mais baixas?

           R: Em relação à taxa de analfabetismo, a região que apresenta em termos médios as taxas mais altas é a região nordeste com 26,6, sendo que, a taxa de homens analfabetos é de 28,7 e de mulheres é de 24,6. A região que apresenta as taxas mais baixas são as regiões sul e sudeste com 7,8, sendo que, na região sul a taxa de homens analfabetos é de 7,1 e de mulheres é de 8,4 e a região sudeste a taxa de homens é de 6,8 e de mulheres 8,7.

b.           O que pode dizer a respeito da taxa de analfabetismo segundo o sexo das pessoas?

R: Segundo o sexo das pessoas analfabetas, tendo em vista os dados fornecidos pela tabela, podemos dizer que ambos os sexos tem, os mesmos índices, segundo a situação brasileira, ou seja, 13,3.

2.            Analise a tabela e responda as questões: TABELA ESTÁ NO CADERNO DO ALUNO DE SOCIOLOGIA - Domicílios por condição de saneamento e luz elétrica (%) - 1999

a)           No Brasil, o acesso a saneamento e energia elétrica não é o mesmo para todos. Responda a partir dos itens utilizados para avaliar o acesso a saneamento e energia elétrica (água canalizada e rede geral de distribuição, esgoto e fossa séptica, lixo coletado e energia elétrica) qual(is) está(ao), em termos médios, em melhor situação? E qual está em pior?

R: A região que está em melhor situação em saneamento e energia elétrica é a sudeste, e a região com a pior taxa de saneamento e energia elétrica é a região norte.

b)           A situação brasileira no acesso a saneamento básico é a mesma para todas as regiões?

R: Não.

3.            Quem foi Georg Simmel? Explique como ele analisou a figura do estrangeiro?

R: Georg Simmel naceu na Alemanha, era filósofo e deixou inúmeras contribuições para a filosofia e sociologia. Seus pais eram de origem judaica, mas e converteram ao protestantismo, religião na qual foi batizado. O fato de vir de uma família com origem judaica, mesmo convertida, era motivo de preconceito. Simmel se sentia como estrangeiro, mesmo estando dentro de seu país de origem, para ele o estrangeiro é aquele que chega e não vai embora. Logo, não é um mero viajante. É a figura que vai de um lugar para outro, para ali residir.

4.            O que são processos sociais? Explique as causas do isolamento, do contato social e da interação social.
R: Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais.
Interação: A interação social é a ação social de dois ou mais indivíduos em contato. Distingue-se da mera interestimulação em virtude de envolver significados e expectativas em relação às ações de outras pessoas. Podemos dizer que a interação social é a relação de ações sociais.
Contato Social: Os contatos sociais são os primeiros passos para qualquer associação humana, pois a convivência humana pressupõe uma variedade de formas de contato. É à base da vida social.
Isolamento: A falta de interação social, também reconhecida como isolamento social retira do homem a possibilidade de se construir uma consciência coletiva e convivência coletiva. O isolamento social pode ser causado por bloqueios emocionais, psicológicos e sociais. Geralmente, há casos de interesse que geradores desse quadro, como pessoas politicamente ou economicamente ‘poderosas’ que se isolam para proteger a sua reputação, vantagem, autoridade sobre os demais, segurança e sentimento de superioridade.

5.            O que é diversidade? Discorra sobre as diversidades da região sudeste, região sul, região nordeste.
R: A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
Região Sudeste: Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.
Região Sul: O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.
Região Nordeste: Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.